Tenho o prazer de iniciar o primeiro post em português do blog da Amazon Web Services anunciando a mais nova região de data centers da Amazon, em Sao Paulo no Brasil. Com a abertura dessa nova região, clientes da AWS na América do sul e Central poderão obter uma melhor latência, maiores velocidades de conexão e a garantia de executar suas aplicações em data centers da Amazon Web Services no Brasil.
Nova Região
A nova região South America (Sao Paulo) suporta os seguintes produtos e serviços:
- Amazon Elastic Compute Cloud (EC2) e serviços relacionados (Elastic Block Store, Virtual Private Cloud, Elastic Load Balancing, e Auto Scaling).
- Amazon Simple Storage Service (S3).
- Amazon SimpleDB.
- Amazon Relational Database Service (RDS).
- Amazon Simple Queue Service (SQS).
- Amazon Simple Notification Service (SNS).
- Amazon Elastic MapReduce.
- AWS CloudFormation.
- Amazon CloudWatch.
Também já temos um ponto Edge para Route 53 e CloudFront em São Paulo.
Esta é nossa oitava região, e nossa primeira na América do Sul (veja o AWS Global Infrastructure Map para maiores informaçoes). Você pode ver a lista completa no menu de regiões do AWS Management Console:

Para criar instâncias EC2 ou armazenar dados no S3 da nova região South America basta realizar a seleção apropriada no menu.
Novos Recursos
Partes do web site da AWS agora estão disponíveis em Português. você pode mudar a língua usando o menu to topo direito:

Nós agora temos um time da AWS (vendas, marketing e evangelismo para iniciar) no Brasil para atender a América Latina. Eu, Jose Papo, estou baseado em São Paulo e escreverei edições do Blog da AWS em Português e Espanhol.
Clientes
Nós já temos diversos excelentes clientes no Brasil. Alguns exemplos:
- Peixe Urbano é um dos sites líderes em cupons de descontos no Brasil. Eles lançaram sua infraestrutura na AWS e escalaram para suportar milhões de clientes diários sem nenhum gasto de capital.
- Gol Linhas Aéreas (uma das maiores do Brasil) usa a AWS para fornecer serviço de entretenimento de bordo gratuito para clientes.
- O portal R7 é um dos mais populares no Brasil. O site usa CloudFront, S3 e um conjunto auto-escalável de instâncias EC2.
- Orama é uma instituição financeira com a missão de oferecer um melhor acesso a investimentos para os brasileiros.
- Itaú Cultural é um instituo sem fins lucrativos. O departamento de TI do Instituto está fazendo hosting de novos projetos na AWS.
- Casa & Video é um dos grandes provedores de produtos eletrodomésticos no Brasil.
Fornecedores de Soluções
Nosso ecossistema de parceiros e integradores na América Latina inclui empresas globais como Accenture and Deloitte, bem como empresas locais como Dedalus, CI&T, Infor entre outras.
José Papo;
Chegaram em ótima hora! Sejam bem vindos AWS e José Papo!
Posted by: Wesley Teixeira | 12/14/2011 at 08:18 PM
Parabens pela iniciativa. Este era um ponto que os possíveis clientes sempre solicitavam. Agora vamos!
Posted by: Jose Luiz Galego Junior | 12/15/2011 at 03:50 AM
Concrete Solutions também é uma integradora, foi responsável pelo deployment da Casa & Vídeo na Amazon
Posted by: Marcelo Linhares | 12/15/2011 at 08:01 AM
A Amazon tem planos de fornecer (ou já fornece) faturamento diferenciado a empresas (outro alem de cartão de crédito) e nota fiscal.
Acredito serem pontos que impedem a adoção por muitas empresas no Brasil.
Posted by: Sergio_ykz | 12/16/2011 at 08:00 AM
Olá Sergio! Hoje já é possível para empresas pagarem em reais e faturarem via nota fiscal e boleto através de nossos parceiros resellers no Brasil. Então já temos a opção disponível hoje. E a Amazon está sempre avaliando e implementando novas funcionalidades e melhorias nos serviços para nossos parceiros e clientes!
Posted by: José Papo | 12/16/2011 at 02:00 PM
Oi josé, quem sao os parceiros capazes de oferecer faturamento e nota fiscal para os servicos da amazon?
Obrigado
Posted by: Arthur | 03/18/2012 at 12:03 PM